17/02/2021

A importância do acompanhamento da coordenação pedagógica

Gestão | Pedagógica
   Como criar maneiras de acompanhar o percurso que os alunos farão neste ano, e nos próximos que estarão na escola?

   

O ano começou e já nos preparamos para receber os alunos que já devem voltar a rotina ou que já retornaram se for EDUCAÇÃO INFANTIL PRIVADA. Parte desse momento de preparação e planejamento deve incluir a criação de maneiras de acompanhar o percurso que os alunos farão neste ano, e nos próximos que estarão na escola até concluírem a etapa básica da EI, e que possa ser facilmente acessada por todos os educadores, tanto para fazer os registros quanto para lê-los, sendo imprescindível um GESTOR DIGITAL, minha sugestão é fazer uso do WEBMAGISTER, onde facilita seus registros e acompanhamentos dos educandos, mesmo que você coordenadora atue somente por horas semanais. 
 
Um desafio que às vezes encontramos, como coordenadores que lideram e acompanham esse processo de registro, é uma resistência, como se estivéssemos monitorando ou nos intrometendo no trabalho dos docentes. Mais uma vez, é importante destacar nosso papel de parceria. Construir a confiança do professor para aceitar as opiniões do coordenador e também dos seus pares, e saber contrapô-las quando sentir que os outros não compreenderam de verdade o seu aluno, qualifica os processos de avaliação. Um professor confiante de que o seu coordenador sabe do que está falando só tem  a contribuir no nosso processo de fortalecimento da escola.
 
O bom acompanhamento da aprendizagem é um dos segredos de uma escola de sucesso. Uma escola inclusiva, que respeita os tempos de cada um e, ao mesmo tempo, incentiva o desenvolvimento de todos.
 
Com este tipo de acompanhamento, a avaliação fica mais democrática, mais clara e mais objetiva. O coordenador não está na sala de aula, não conversa todos os dias com os alunos, não conhece particularidades deles, mas não pode se eximir da responsabilidade com a aprendizagem de todos... As educadoras podem no gestor WEBMAGISTER fazerem registros avaliativos sobre o desempenho do aluno, facilitando assim os atendimentos individualizadas da coordenação ou direção com as famílias e garantindo uma maior seriedade e transparência na educação.
 
 
Carinhosamente compartilho estas dicas com você! 
 
Daniela Duarte
Assessora educacional / Neuropsicopedagoga
 
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